INCUBA / UFRB transforma lixo em fonte de renda

>> Por Caio Braga

Uma parceria entre a UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a FAPESB – Fundação de Amparo à pesquisa do estado da Bahia e a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas foi responsável pela implantação do projeto de coleta seletiva Cata Renda, atualmente sob responsabilidade pela INCUBA / UFRB – Incubadora de empreendimentos solidários da Universidade.

Os materiais coletados pelo grupo são armazenados num galpão cedido pela Prefeitura Municipal de Cruz das Almas

O principal objetivo dessa instituição tem como principal objetivo oferecer apoio à consolidação e ampliação de empreendimentos sociais, fortalecendo-os e ajudando-os a criar autonomia. Com o apoio da INCUBA / UFRB, o Cata Renda visa fornecer às famílias participantes uma fonte de renda complementar a partir da venda dos materiais recicláveis, além de conscientizar a população da importância da reciclagem para o meio ambiente.

O Cata Renda é uma cooperativa de coleta seletiva de matérias recicláveis composta por onze pessoas de idades entre 20 e 55 anos, dentre os quais oito mulheres e três homens. Os homens trabalham em turno integral de oito horas, dedicando as manhãs à coleta de recicláveis na cidade e a tarde à separação de materiais. As mulheres, por serem todas donas de casa, trabalham no galpão de reciclagem apenas no período da tarde, realizando a triagem do material recolhido.

Equipe do Cata Renda se preparando para a triagem dos materiais coletados

Além dos beneficiados pelo projeto, o Cata Renda conta com a participação de quatro coordenadoras e onze estagiários, todos ligados à UFRB, que ajudam na gestão e administração do projeto. Todo o lucro obtido com a venda dos recicláveis é dividido igualmente entre a equipe de catadores de acordo com o número de horas trabalhadas por cada um.

O grupo também realiza, todas às quartas feiras à tarde, uma ação específica de coleta no bairro da COOPLAN, em Cruz das Almas. Com um caminhão cedido pela prefeitura, os catadores, acompanhados dos estagiários e coordenadoras, saem pedindo e arrecadando o material previamente separado pelos moradores do bairro. A partir do início de 2011, o grupo pretende estender as ações específicas aos outros bairros de Cruz das Almas. O Cata Renda também realiza atividades de conscientização para a importância da coleta seletiva e da reciclagem em algumas escolas municipais.

Advertisements

About realidadecidadania

Alunos da disciplina REALIDADE SÓCIO ECONÔMICA DO BRASIL da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s